sábado, 10 de setembro de 2011

Riccardo Muti - Vá Pensiero -Teatro dell’Opera em Roma.

Nas comemorações dos 150 anos da unificação da Itália, Riccardo Muti, convida todos aqueles que estavam presentes na plateia, a responder à redução de custos previstos no sector da cultura, em Itália.

Dia 12 de Março de 2011, no Teatro dell’Opera em Roma.


A ópera Nabuco foi escrita por Verdi no final do século XIX. O coro “Vá pensiero” para os italianos é o simbolo da liberdade.  
Momento memorável! Riccardo Muti em entrevista ao Times, sobre aquela noite, disse:
«Naquela noite ocorreu uma revolução velada. No início houve uma grande ovação do público e logo começamos com a ópera. A apresentação se desenvolveu normalmente até que chegamos ao canto famoso “Vá pensiero”. Imediatamente senti que a atmosfera do público se tornava tensa. Existem coisas que não se pode descrever, porém ela é sentida. Era o silêncio intenso do público que se fazia sentir. No momento em que as pessoas se deram conta que começava o Vá pensiero o silêncio foi de verdadeiro fervor. Se podia sentir a reação visceral do público diante dos lamentos dos escravos que cantavam: “Oh, patria mia, si bella e perduta” …»
«Quando o coro chegou ao final ouvi do público pedidos de bis. O público começou a gritar: “Viva Itália!”, “Viva Verdi”, “Longa vida à Itália”. E as pessoas das galerias começaram a jogar papeletes com mensagens patrióticas. Eu não queria fazer apenas um bis. Teria que haver uma intenção especial para fazê-lo».
No decorrer da noite, Riccardo Muti, afirma: «Sim, estou de acordo com o Viva a Itália, absolutamente! Não tenho trinta anos e, como italiano que tem percorrido o mundo, estou muito pesaroso com o que está se passando no meu país. Então vou aceitar o vosso pedido de bisar o “Va pensiero” Não o faço apenas por razões patrióticas, mas porque esta noite enquanto o coro cantava «Oh, minha pátria, tão bela e perdida” pensei que se continuarmos assim, matamos a cultura sobre a qual está assentada a história da Itália. Neste caso, verdadeiramente, a nossa pátria estará bela e perdida!»
Nesse momento o senário era a emoção. Entre as palmas, vindas da plateia, Riccardo  Mutt, continuou:
«Já que aqui reina um clima italiano, verdadeiramente italiano, e que frequentemente eu Muti  tenho falado aos surdos durante tantos anos, gostaria agora que fizéssemos uma exceção, na nossa própria casa, o teatro da capital, com um coro que cantou magnificamente e uma orquestra que o acompanhou muitíssimo bem. Proponho pois, se quiserem unir-se a nós, que cantemos todos juntos».
Seguiu-se de novo  aplausos intermináveis  e a empatia instalou-se entre um coro de 1300 vozes e a plateia que permaneceu de pé, tal como os actores, enquanto que caiam papeis com mensagens: «Viva Giuseppe Verdi, Viva a Itália, Parabéns Itália, Itália ressurge na defesa da cultura».

Momento de magia!

Vale a pena ouvir! – Para quem menospreza a cultura, aqui fica a resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário