domingo, 16 de dezembro de 2012

Avaliação de competências e o princípio da igualdade entre homens e mulheres




 





A Constituição da República Portuguesa, nos termos da al. h) do art. 9.º determina que é tarefa fundamental do Estado: (…)


«h) Promover a igualdade entre homens e mulheres».







E depois temos um questionário modelo - Questionário A, elaborado por uma equipa de Psicólogos afetos ao Departamento de Recrutamento e Seleção de Pessoal (Núcleo de Psicologia), da Direcção-Geral da Administração Pública, «contando com trinta anos de atividade em seleção de pessoal, mais especificamente na realização de Exames Psicológicos, no âmbito de concursos e processos de mobilidade e reafectação na Administração Pública».
O questionário A cujos destinatários são chefes diretos - tem que responder a várias questões, nomeadamente, a que se transcreve a seguir:

«O presente questionário, cujos itens se baseiam nas referidas competências, destina-se a avaliar o grau de adaptação e a qualidade do desempenho dos titulares que se encontram a exercer funções há pelo menos um ano. (…)
Como responsável deste grupo profissional, responda aos itens do questionário, considerando o comportamento da maioria dos titulares que dirige.
Antes de iniciar, para facilitar a sua reflexão, sugerimos-lhe que identifique os principais objetivos da função e principais áreas de atuação.
(…)
1.4. Considera que existem diferenças significativas no desempenho dos agentes do sexo masculino e feminino?
 Sim
       
Não
                    
Em caso afirmativo, para cada competência em que considera haver diferenças significativas, coloque um sinal menos ( ) na coluna correspondente M (masculino) ou F (feminino) conforme o grupo que apresenta insuficiências a esse nível».


COMPETÊNCIAS


  M
  F
Autocontrolo



Exercício da autoridade



Orientação para os resultados



Comunicação interpessoal



Dinamismo



Trabalho de equipa



Investimento na imagem profissional




Fica a pergunta:
Este enquadramento teórico do modelo das competências foi elaborado em que ano?

Consultar o Documento

Sem comentários:

Enviar um comentário