A necessidade da gestão empresarial por competências já é uma realidade pela importância vital que tem no sucesso empresarial. A transição entre o organização centrada no posto de trabalho e a centrada nas competências nem sempre é fácil, o que obriga a maior reflexão entre as duas formas de gestão empresarial.
Transcrevo que quadro que é bastante elucidativo, ainda que simples.
COMPONENTES
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POSTO
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COMPETÊNCIAS
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referencial principal
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tarefa
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individuo
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unidade de reconhecimento
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Emprego prescrito
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Aquisições de competência
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Conceção da atividade humana
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Separação entre trabalho e o trabalhador
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Confrontação com os acontecimentos
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Valores predominantes
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Débito de produção, volume de trabalho
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Qualidade, fiabilidade, redução dos atrasos
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Palavra de ordem
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Conformidade às exigências
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Responsabilização dos trabalhadores
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Ferramentas características
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Métodos de classificação dos postos de trabalho, definição dos postos
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Entrevista individual de apreciação de desempenho, referencial de
competências
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Para maior desenvolvimento ver ALMEIDA
(2012b), Gerir com competência: Manual
para a Empresa do Século XXI, Lisboa e São Paulo.
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