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sábado, 23 de novembro de 2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Atualização das pensões de acidentes de trabalho
Atualização das
pensões de acidentes de trabalho
Foi publicada a Portaria n.º 338/2013 de 21 de novembro que ao abrigo do
art. 6.º do Decreto-Lei n.º 142/99, de 30 de abril,
na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 185/2007, de 10 de maio, prevê
um regime de atualização anual do valor das pensões de acidente de
trabalho.
Assim, nos termos do
art. 2.º da Portaria supra identificada, «as
pensões de acidentes de trabalho são atualizadas para o valor resultante da
aplicação da percentagem de aumento de 2,9 %».
A Portaria produz efeitos
a partir de 1 de janeiro de 2013.
Processo de injunção. Dívida provenientes de cuidados de saúde. Acidentes de viação. Ónus da prova.
Processo
de injunção. Dívida provenientes de cuidados de saúde. Acidentes de viação.
Ónus da prova.
A
cobrança de dívidas pelos estabelecimentos de saúde incluídos no SNS, em
virtude de assistência médica em vítima de acidente de viação, tem hoje
tratamento diferente, quando comparado com o regime previsto na redação
original do DL 218/99, de 15/06.
O
tratamento difere no que respeita a repartição do ónus da prova.
Do
regime anterior resultava nos termos do art 5.º do DL n.º 218/99, de 15/06,
que: «Nas ações para cobrança das dívidas
de que trata o presente diploma incumbe ao credor a alegação do facto gerador
da responsabilidade pelos encargos e a prova da prestação de cuidados de saúde,
devendo ainda, se for caso disso, indicar o número da apólice de seguro».
Por
sua vez, já em sede de regime especial, eram tratadas as dívidas resultantes de
acidentes de viação respeitando aos casos de assistência prestada aos ocupantes
dos veículos envolvidos no acidente, e prestada a vitima de atropelamento.
Ou
seja, o enquadramento legal tinha sempre em atenção ao caso concreto,
distinguindo-se as situações, nos termos anteriores.
A
assistência a ocupantes dos veículos em acidente, a vítima de atropelamento
aplica-se o regime previsto no art. 9.º e a assistência ao condutor, aplica-se
o previsto na regra geral nos termos do art. 5.º.
Ora,
o art. 5.º estabelecia a inversão do ónus da prova, o que implicava que os
estabelecimentos de saúde do SNS não estavam obrigados a alegar e provar as
circunstâncias do acidente, nomeadamente, quanto ao apuramento da culpa.
Aos
estabelecimentos de saúde cabia apenas alegar, provar a prestação de cuidados
de saúde e o fato gerador da responsabilidade.
Cabia
a segurador provar a falta de culpa do seu assegurado.
Ora,
com a alteração prevista na LOE/2012 que revogou o art. 9.º e alterou o art.
1.º do DL n.º 218/99, passamos a ter: «O
presente diploma estabelece o regime de cobrança de dívidas pelas instituições
e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde em virtude dos cuidados de
saúde prestados.
«Para efeitos do presente diploma,
a realização das prestações de saúde consideram-se feitas ao abrigo de um
contrato de prestação de serviços, sendo aplicável o regime jurídico das
injunções».
E, «Para efeitos do número
anterior, o requerimento de injunção deve conter na exposição sucinta dos
factos os seguintes elementos:
a) O nome do assistido;
b) Causa da assistência;
c) No caso de acidente que envolva veículos automóveis, matrícula ou número de apólice de seguro;
d) No caso de acidente de trabalho, nome do empregador e número da apólice de seguro, quando haja;
e) No caso de agressão, o nome do agredido e data da agressão;
j) Nos restantes casos em que sejam responsáveis seguradoras, deve ser indicada a apólice de seguro».
Ora,
face a alteração descrita, ao abrigo da L.º n.º 64-B/2011, as dívidas
resultantes de cuidados de saúde prestados em consequência de acidente de
viação, independentemente das situações em concreto, cabe ao credor, nos termos
do n.º 5.º alegar o facto gerador da
responsabilidade pelos encargos e alegar
e provar a prestação dos cuidados de saúde (não havendo qualquer regime
especial).
Para
a cobrança de dívida, os estabelecimentos de saúde, recorrem ao processo de
injunção considerando-se a realização da prestação de saúde efetuada ao abrigo
de um contrato de prestação de serviços.
Assim,
do requerimento de injunção deve constar na exposição sucinta dos factos, o
nome do assistido, a causa da
assistência, a matrícula do veículo automóvel interveniente ou o número
de apólice de seguro.
Conclui-se
assim, que o regime em vigor tem subjacente a obrigação de apenas se expor
sucintamente os factos, já que, em matéria de acidentes de viação, é muito
difícil alegar todos os pressupostos da responsabilidade civil, por parte de um
estabelecimento de saúde.
Logo,
não pode uma seguradora, deduzir oposição à injunção alegando para o efeito que
em matéria de responsabilidade extracontratual incumbe ao credor a prova dos
respetivos pressupostos que obrigam à indemnização o lesado, nos termos do art.
483.º do CC.
domingo, 17 de novembro de 2013
Renovação extraordinária do Contrato de Trabalho a Termo Certo
A L n.º 67/2013, de 7 de novembro e entrou em vigor
a 8 do mesmo mês, estabelece o regime de renovação extraordinária dos contratos
de trabalho a termo certo, bem como o regime e o modo de cálculo da compensação
aplicável aos contratos objeto dessa renovação.
Este
regime tem como universo os trabalhadores que tem contratos de trabalho em
execução ao abrigo do CT/2009, que atinjam o limite máximo da sua duração até
dois anos após a entrada em vigor da mesma.
Podem
ser objeto de duas renovações extraordinárias os contratos de trabalho a termo
certo que, até dois anos após a entrada em vigor da presente lei, atinjam os
limites máximos de duração estabelecidos no n.º 1 do artigo 148.º do Código do
Trabalho ou na Lei n.º 3/2012, de 10 de janeiro.
A
lei determina uma limitação a duração dos contratos celebrados ao abrigo deste
regime, - a duração total das renovações não pode exceder 12 meses.
Como
também, a duração de cada renovação extraordinária não pode ser inferior a um
sexto da duração máxima do contrato de trabalho a termo certo ou da sua duração
efectiva consoante a que for inferior.
Tal
como resultava da lei anterior é aplicável a título subsidiário o CT/2009,
logo, no que respeita a conversão do contrato a termo, a sem termo, verifica-se
sempre, quando sejam excedidos os limites resultantes do disposto no artigo
anterior.
domingo, 27 de outubro de 2013
Majoração de dias de férias. Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 602/2013
O
Acórdão do TC n.º 602/2013, (que neste espaço já foi referenciado) no âmbito do
pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade de algumas normas
previstas na L n.º 23/2012, no que respeita a majoração de dias de férias,
apenas altera as situações que estejam ao abrigo do Instrumento de
regulamentação Coletiva, ou por via contratual.
O
Acórdão, na decisão, - al. m) determina «Declarar
a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do artigo 7.º,
n.º 3, da Lei n.º 23/2012, de 25 de junho, na parte em que se reporta às disposições
de instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, por violação das
disposições conjugadas dos artigos 56.º,
n.os 3 e 4, e 18.º, n.º 2, da Constituição».
Ora,
a norma que foi declarada inconstitucional por violar dois artigos da CRP é a
que se transcreve: «As majorações ao
período anual de férias estabelecidas em disposições de instrumentos de
regulamentação coletiva de trabalho ou cláusulas de contratos de trabalho
posteriores a 1 de dezembro de 2003 e anteriores à entrada em vigor da presente
lei são reduzidas em montante equivalente até três dias».
Ou
seja, todos os trabalhadores que tinham mais do que 22 dias úteis de férias ao
abrigo do IRC ou por via de contrato de trabalho mantem os dias de férias
previstos naquelas fontes de direito.
Esta
questão é diferente dos dias de majoração, a título de prémio de assiduidade, prevista no n.º 3 do art. 238.º do CT/2009, também alterada pelo mesmo diploma e que não foi objeto de declaração de inconstitucionalidade.
Apoio judiciário. Impugnação. Princípio do contraditório
O
n.º 5 do art. 26.º da L 47/2007, de 28/08 que republicou a L n.º 34/2004, de
29/07, regula o acesso ao direito e aos tribunais determina que, «A decisão sobre o pedido de proteção
jurídica não admite reclamação nem recurso hierárquico ou tutelar, sendo suscetível
de impugnação judicial nos termos dos artigos 27.º e 28.º».
Mas,
«A parte contrária na ação judicial para
que tenha sido concedido apoio judiciário tem legitimidade para impugnar a
decisão nos termos do n.º 2 do artigo 27.º».
Por
sua vez, determina o n.º 4 do art. 28.º que, «Recebida a impugnação, esta é distribuída,
quando for caso disso, e imediatamente conclusa ao juiz que, por meio de
despacho concisamente fundamentado, decide, concedendo ou recusando o provimento,
por extemporaneidade ou manifesta inviabilidade». E o seu n.º 5 «A
decisão proferida nos termos do número anterior é irrecorrível».
Ora, face ao acervo legal o requerente de apoio judiciário pode
ver o seu pedido impugnado sendo tal decisão insuscetível de recurso.
É necessário fazer referência que no apoio judiciário é possível ter
dois tipos de procedimentos: um administrativo; e, outro, se for ocaso,
judicial.
O apoio judiciário é um processo administrativo, onde são
praticados atos administrativos e, nesse sentido, o requerente expressou as
suas razões e fundamentou o pedido de apoio.
No caso, de impugnação pela parte contrária, por via judicial,
implica que o requerente à par da entidade administrativa (que em momento
anterior concedeu o apoio judicial) deve ter conhecimento da impugnação do ato
administrativo que lhe diz respeito.
Em relação a entidade que praticou o ato, prevê o n.º 3 do art.
27.º que esta, após o recebimento da impugnação, deve revogar ou manter a
decisão impugnada, ou seja, obrigatoriamente é conhecedora de uma decisão que
interfere diretamente com o interesse do requerente.
Face, ao interesse envolvido na decisão não faz sentido que o
requerente não tenha conhecimento e inclusive direito a pronunciar-se sobre os
fundamentos da impugnação.
A audição do requerente é bastante importante, já que, a lei
estabelece a irrecorribilidade da decisão judicial.
Ainda, que a impugnação judicial do ato da concessão de apoio
judiciário seja uma forma de analisar ou controlar a decisão do ato
administrativo, não é possível esquecer que o que aqui está em jogo, - interesse
de um particular, logo, não deve ser dispensada a audiência prévia do beneficiário
do apoio judiciário.
Assim, viola o próprio do contraditório – n.º 4 do art. 20.º da
CRP, a decisão judicial que nos termos do n.º 4 do art. 28.º do Regime de Apoio
Judiciário, não é dada a conhecer ao requerente permitindo o exercício do
contraditório.
Ac. TC n.º 637/2013, no sentido de «Pelo
exposto, declara-se, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade, por
violação do disposto no artigo 20.º, n.º 4, da Constituição da República
Portuguesa, da norma constante do n.º 4, do artigo 28.º, da Lei n.º 34/2004, de
29 de julho, na interpretação segunda a qual o juiz pode conceder provimento à
impugnação apresentada pela parte contrária, nos termos do n.º 5 do artigo
26.º, do mesmo diploma, sem que ao beneficiário do apoio judiciário seja dado
conhecimento da impugnação e sem que lhe seja dada possibilidade de a
contraditar».
Notificações por via postal de atos administrativos
O n.º 1 do art. 70.º do CPA dispõe uma das formas de
notificação – por via postal, desde que exista distribuição
domiciliária na localidade de residência
ou sede do notificando.
Sobre
esta norma o Tribunal Constitucional ao longo do tempo tinha entendido que se
trata de uma norma não constitucional, segundo um juízo de presunção, que
assenta na garantia em que o destinatário tenha conhecimento efetivo do ato
administrativo praticado, ou seja, que exista a certeza de que o ato foi
devidamente comunicado ao seu destinatário, pois só assim, pode o mesmo exercer
o seu direito de defesa.
Quando, a garantia constitucional de impugnação dos
atos administrativos fica comprometida, por via do desconhecimento do ato, não
pode o órgão que praticou o ato, aproveitar-se do teor daquela norma, e
beneficiar da impossibilidade de impugnação do ato, pelo destinatário do ato,
pois, tal comportamento da Administração viola princípios consagrados
constitucionalmente, - n.º 3 do art. 268.º e n.º 1 do art. 20.º, ambos da CRP
(Constituição da Republica Portuguesa).
Significa
dizer, que a notificação postal simples de ato administrativo nos termos do n.º
1 do art. 70.º do CPA pode afetar a tutela judicial do respetivo destinatário,
visto que, a norma não assegura a mínima garantia de segurança.
Segundo
a última decisão do TC a notificação postal simples importa riscos,
nomeadamente, «de ausência ocasional,
quer o risco de extravio da carta, de cujo envio não existe registo, o que
torna extremamente difícil para o destinatário afastar uma eventual presunção
de oportuna receção da carta, demonstrando que esta, sem culpa da sua parte,
não foi recebida no seu domicílio».
Afirma
ainda que, «Com efeito, não está, no
caso, associada ao envio da notificação por via postal simples qualquer cautela
ou formalidade adicional. Designadamente, não é exigível que o funcionário
administrativo que procedeu ao envio da carta lavre qualquer informação no
processo administrativo, com indicação da data da expedição da carta e do
domicílio para onde foi enviada, não se exige que o distribuidor postal
certifique, mediante qualquer documento ou declaração escrita por si assinada,
o dia em que tenha procedido ao depósito da carta e a morada em que o fez, nem
se exige qualquer outra formalidade que permita saber, com um mínimo de
segurança, designadamente, se a carta foi efetivamente enviada e para que
morada, qual a data da sua expedição, se a carta foi efetivamente entregue ou
depositada no recetáculo postal do seu destinatário e em que data tal se
verificou».
Logo,
«não se poderá dizer que através desta
forma de notificação se mostre suficientemente acautelado o conhecimento, por
parte do requerente do apoio judiciário já concedido, do ato de notificação da
decisão no sentido de o mesmo lhe ter sido cancelado».
Assim,
pelo AC. TC n.º 636/2013, foi o n.º 1 do art. 70.º do CPA, declarado com força
obrigatória, inconstitucional, por violação do n.º 1 do art. 20.º e n.º 3 do
art. 268.º da CRP.
domingo, 20 de outubro de 2013
Pena de multa em dias de trabalho a favor da comunidade. Pena de substituição
As penas em processo crime em dias de multas podem ser
substituídas por trabalho à favor a comunidade.
Para o efeito deve o arguido requerer a substituição
da pena de multa por trabalho à favor da comunidade.
A substituição para trabalho a favor da comunidade tem
correspondência à pena de multa?
O que diz o Código Penal, sobre esta questão:
«1. A
requerimento do condenado, pode o tribunal ordenar que a pena de multa fixada
seja total ou parcialmente substituída por dias de trabalho em
estabelecimentos, oficinas ou obras do Estado ou de outras pessoas colectivas
de direito público, ou ainda de instituições particulares de solidariedade
social, quando concluir que esta forma de cumprimento realiza de forma adequada
e suficiente as finalidades da punição.
2 – É
correspondentemente aplicável o disposto nos n.ºs 3 e 4 do artigo 58.º e no n.º
1 do artigo 59.º».
O n.º 3 e 4, do artigo 58.º do citado diploma determina que: «3 - Para efeitos do n.º 1, cada dia de prisão fixado na sentença é
substituído por uma hora de trabalho, no máximo de 480 horas.
4 - O
trabalho a favor da comunidade pode ser prestado aos sábados, domingos e
feriados, bem como nos dias úteis, mas neste caso os períodos de trabalho não
podem prejudicar a jornada normal de trabalho, nem exceder, por dia, o
permitido segundo o regime de horas extraordinárias aplicável».
Temos dois tipos de situações: pagamento da multa não
tendo esta sido paga; e, a substituição da pena de multa por trabalho, quando
requerida.
No caso, da multa não ter sido substituída por
trabalho, não for paga voluntariamente ou coercivamente a mesma terá de ser
cumprida por via da pena de prisão subsidiária, pelo tempo determinado reduzido
a dois terços – n.º 1 do art. 49.º.
Esta situação é diferente daquela que se carateriza
pela substituição da pena de multa por trabalho, visto que, a prisão é
resultante da conversão da pena de multa, por incumprimento do arguido, logo,
estamos perante uma relação de subsidiariedade. Isto é, a prisão tem um caráter
residual, forma última de cumprimento da pena.
Já,
no caso da pena de pagamento da multa em que é requerido o trabalho a favor da
comunidade, a determinação dos dias de trabalho deve ser feita tendo como
referencia à pena de multa que foi fixada – n.º 3 do art. 58.º.
A
diferença entre a aplicação do n.º 1 do art. 49.º e o n.º 3 do art. 58.º é
grande já que a ultima norma, tem uma aplicação da pena aritmética.
Assim,
para a determinação do tempo de trabalho prestado, em substituição da pena de
multa, segue-se um raciocínio aritemetico.
Neste sentido existe um argumento à favor, - o
critério normativo enquanto a escolher a conversão indireta, levaria o
interprete a criar outro critério que não o normativo.
Realçar que do n.º 1 do art.º 48.º resulta «a pena de multa» e não «a pena subsidiária da multa».
Temos o seguinte exemplo: o arguido foi punido com a
pena de multa no valor de 260 dias à razão diária de €5.50. Tendo o arguido
requerido a substituição da multa por trabalho a favor da comunidade, quantos
dias terá este que trabalhar, para efeitos do cumprimento da pena?
a) Conversão indireta: a correspondência entre a pena de multa e a eventual
prisão subsidiária (redução de 2/3, nos termos do n.º 1 do art. 49.º levaria a
que 260 dias de multa não cumpridos - a 173 dias de prisão. Por sua vez, nos
termos do n.º 3 do art. 58.º - 173 dias de prisão implicariam - 173 dias de
prestação de trabalho a favor da comunidade.
b) Conversão
direta: n.º 3 do art. 58.º - a correspondência entre a pena de multa e a
prestação de trabalho a favor da comunidade é de um dia de multa para uma hora
de trabalho, logo o arguido teria que prestar 260 horas de trabalho.
De salientar que este tipo de jornada diária de trabalho
pode ser prestada em dia feriado, sábados e domingos. Quanto à duração do tempo
de trabalho diário, o mesmo deve respeitar o limite máximo da jornada diária de
trabalho prevista na lei.
Ou seja, neste exemplo, o trabalho a prestar a favor
da comunidade é quase de 12 meses.
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