A 05/07/2017, foi publicado o Despacho n.º
5908/2017, que implementa em regime de experiencia pedagógica um projeto que
visa a autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básicos e secundários
para o ano escolar de 2017 – 2018.
Do texto preambular resulta entre outras
informações (…) A promoção de um ensino
de qualidade implica garantir que o sucesso se traduz em aprendizagens efetivas
e significativas, com conhecimentos consolidados, que são mobilizados em
situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado,
que, por sua vez, contribuem para uma cidadania de sucesso no contexto dos
desafios colocados pela sociedade contemporânea. O conjunto de competências
inscritas nas propostas de perfil de aluno no final da escolaridade obrigatória
que têm vindo a ser apresentadas em Portugal e nos mais variados fóruns
internacionais abarca competências transversais, transdisciplinares numa teia
que inter-relaciona e mobiliza um conjunto sólido de conhecimentos,
capacidades, atitudes e valores.
O cidadão de sucesso é conhecedor,
mas é também capaz de integrar conhecimento, resolver problemas, dominar
diferentes linguagens científicas e técnicas, coopera, é autónomo, tem
sensibilidade estética e artística e cuida do seu bem-estar. (…)
Temos uma definição de cidadão de sucesso!
Sem comentários:
Enviar um comentário