Nasceu em São Tomé e Príncipe a 7 de Abril de 1893;
morreu em Lisboa a 15 de Junho de 1970.
Educado no Colégio de Campolide, dos Jesuítas, e mais tarde, devido à extinção do Colégio em 1910, e no Liceu de Coimbra.
Em 1911 ingressa na Escola Internacional de Lisboa.
O seu primeiro desenho “A Sátira”.
Em 1913 realiza a primeira exposição individual, apresentando cerca de 90 desenhos na Escola Internacional.
De 1927 a 1932 vive em Espanha, e em 1934 casa com a pintora Sarah Afonso.
Começa a ser solicitado regularmente para a realização de trabalhos de índole oficial, como seja um selo para a emissão comemorativa da 1.ª Exposição Colonial, um cartaz para o álbum Portugal 1934 e ilustrações para o programa das Festas da Cidade de Lisboa.
Começa os estudos para os vitrais a colocar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, que concluirá em 1938. Esta colaboração com a «Política do Espírito» de António Ferro culmina em 1941, quando o S.P.N. organiza a exposição Almada - Trinta Anos de Desenho, e o convida a participar na 6.ª Exposição de Arte Moderna e na exposição Artistas Portugueses apresentada no Rio de Janeiro, no Brasil e lhe atribui, em 1942, o Prémio Columbano.
De 1943 a 1948 a sua actividade incide na realização dos frescos das Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, sendo-lhe atribuído o Prémio Domingos Sequeira em 1946.
Regressa à realização de vitrais em 1951, desenhando os da Igreja do Santo Condestável, Lisboa, e os da Capela de S. Gabriel, em Vendas Novas, e à pintura em 1954, quando pinta o Retrato de Fernando Pessoa.
A sua actividade, no final dos anos 50, incide na decoração de obras de arquitectura, nomeadamente, a decoração das fachadas dos edifícios da Cidade Universitária, cartões de tapeçaria para a Exposição do Tribunal de Contas e o Palácio da Justiça de Aveiro.
Em 1969 - o painel no átrio da Fundação Calouste Gulbenkian, e na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Em 15 de Junho de 1970 morre no Hospital de São Luís dos Franceses.
Sem comentários:
Enviar um comentário